O verdadeiro sentido de serem dois em um

Comentário: 12 Ebd 1Tri 2024

Por Robson Duarte

Tópico 1

O Propósito da união de um casal está inserido na sua unilateralidade entre si, promovendo como sentido maior a concordância, entre corpo, alma e espirito, com a sublime tarefa de louvar o Senhor em tudo (Sl 150:6), ou seja, no ambiente material, emocional e espiritual, revelando a unicidade de Deus o autor da vida em Cristo (Atos 3:15). Os corpos se unem, e a partir daí; a vontade e os desejos se entrelaçam entre eles (O Casal), com o propósito de um bem comum (Um completa a felicidade do outro), pois um faz parte do outro no corpo, disse Adão (Gn 2:23). Neste quesito: Serão uma só carne ou dois num só corpo em unidade divina como propósito, dando assim a sua completitude, ou seja, um é o freio do outro, por isso que se completam, Ex. Um é calmo o Outro é nervoso, isto acontecendo num ambiente que existe Amor, tornará um para o outro a oportunidade de fazer o certo e agradar o cônjuge, pois um estará no domínio do outro (1 Cor 7:4).

CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO

O curso Conhecendo o Espírito Santo propõe estudar os principais pontos doutrinários acerca da pessoa do Espírito Santo. Serão abordados temas como a sua na criação, no Antigo Testamento, no ministério terreno de Jesus, a sua descida no Pentecostes, seus frutos, dons e ação na Igreja.

COMPRE AGORA!

O Individualismo está ligado no egoísmo, pois se de verdade se amam mutuamente, não podem existir interesses unicamente favoráveis a uma única pessoa (1 Cor 13:5), se são dois em uma só carne (Gn 2:24). E a individualidade é a nossa responsabilidade como pessoa que somos na sua particularidade existencial, até nisto precisa existir compreensão mútua, pois cada um tem o seu limite (1 Cor 7:5).

Tópico 2

Ligação da alma do casal se dá em estar no mesmo propósito, mesmo que os pensamentos diferem um do outro, mas o objetivo de tais conclusões, estará baseado em manter a unidade do cônjuge pelos mesmos objetivos, com a finalidade de ser pertencentes, tanto um como o outro na família de Deus em Espírito (Ef 4:5,6). A força do casamento está inserida, na responsabilidade de um para com o outro, isto se decidi pelas emoções (Alma), pois uma vez unidos (Mc 10: 9), não pode ser colocado em segundo plano, ocorrendo assim individualismo. entre si, pois a tarefa deles é viver unidos um ao outro, e ligados em Deus (João 17:23), por isso que o matrimonio é uma instituição divina (Gn 2:18), ou seja, não há permuta.

Na lição 8 o casamento está em constante construção, mesmo que haja dificuldades neste empreendimento, não se deve chutar o balde, antes no sentido espiritual e figurado, precisa haver a reconciliação e o perdão entre eles, e isto só será evidenciado quando colocarmos uma pedra sobre a desavença, não guardar mágoa e sim esquecer o ocorrido, para que o amor entre eles prevaleça (Fp 3:13).

Tópico 3

Ligação do casal no sentido do Espírito, é preciso entender que se existir jugo desigual, prejudicará a unidade do mesmo e também dificultará em falarem a mesma língua, concernente as coisas de Deus e a sua obra (2 Cor 6:14,15). Deus não aprova a separação pois a união do casal vai até a morte por ela só separá-los (Mc 10:9), pois só assim estarão livres da lei (Rm 7:2). É muito importante a presença de Deus na união do casal, colocando-os no mesmo Espírito. O amor e a responsabilidade, são pilares influentes na sustentação do casamento, mas estes dois cordões precisam ter como base principal; Deus, pois o terceiro cordão jamais será desfeito (Ec 4: 12/b).

PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL

NIVEL I

O curso abordará dicas e estratégias para dinamizar as aulas da Escola Bíblica Dominical trazendo conhecimento aos professores no inter-relacionamento social e espiritual para melhor aplicação do conteúdo.

Bom Estudo!

Em um mundo onde somos constantemente bombardeados por informações e entretenimento, é fácil nos esquecermos da importância do crescimento pessoal. Como Jonh C. Maxwell destaca em seu texto reflexivo, ” 3 coisas que você deve fazer para encorajar outras pessoas a crescerem,” (tradução livre do inglês), todos nós já experimentamos momentos que nos impactaram profundamente, seja através de uma nova experiência culinária, uma descoberta literária ou até mesmo um encontro casual que nos fez refletir sobre nós mesmos. No entanto, enquanto é fácil compartilhar essas descobertas tangíveis, encorajar o crescimento pessoal em outros e em nós mesmos pode ser uma jornada desafiadora.

Maxwell nos oferece três dicas valiosas para inspirar e apoiar o crescimento pessoal em outros, começando com a importância fundamental de sermos rápidos em ouvir. Em um mundo onde todos desejam ser ouvidos, demonstrar genuíno interesse pelo que os outros têm a dizer comunica valor e respeito. A habilidade de ouvir ativamente não apenas fortalece os relacionamentos, mas também cria um espaço onde o crescimento pode florescer organicamente, pois as pessoas se sentem verdadeiramente ouvidas e compreendidas.

Outra dica poderosa que Maxwell compartilha é a importância de sermos rápidos para rir. O riso tem um poder incrível de criar conexões humanas genuínas e aliviar o estresse que muitas vezes acompanha o processo de crescimento pessoal. Ao encontrar alegria nos momentos desafiadores e compartilhar risos com os outros, podemos criar um ambiente positivo que nutre o crescimento e a resiliência.

Por último, Maxwell nos lembra da importância de sermos rápidos em encorajar os outros. Muitas vezes, podemos reconhecer as qualidades positivas em outras pessoas que elas mesmas não conseguem ver. Ao oferecer encorajamento sincero e apontar os pontos fortes dos outros, podemos desempenhar um papel significativo em capacitá-los a alcançar seu pleno potencial.

Como alguém comprometido com o crescimento pessoal, incorporo essas dicas em minha própria jornada. Procuro ser um ouvinte atento, pronto para oferecer suporte e orientação quando necessário. Além disso, encontro alegria em compartilhar risadas e momentos de positividade com aqueles ao meu redor, criando um ambiente propício para o crescimento mútuo.

Posto isto, encorajo você, meu leitor, a também incorporar essas dicas em sua vida, cultivando relacionamentos autênticos e criando um ambiente onde todos possam florescer e alcançar seu

verdadeiro potencial.

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

Avaliação: 1 de 5.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo